Segurança dos Alimentos X Segurança Alimentar foi tema de webinário na EC Arari

Um momento pensado para evidenciar como educadores podem utilizar do conhecimento nutricional para elaborar práticas pedagógicas sobre o tema e assim empoderar crianças e adolescentes para educação nutricional, foi a proposta central do Webinário Segurança dos Alimentos X Segurança Alimentar, na tarde do dia 17 de Junho. 

Com o objetivo de integrar saberes e desenvolver o olhar global para o sujeito – trilhando a perspectiva da educação integral – nutricionistas das Estações Conhecimento de Arari e de Marabá (PA) realizaram o evento voltado para os educadores da EC Arari, em plataforma virtual.  O evento online trouxe para “perto” a convidada Jéssany Longobardi, nutricionista da EC Marabá, no Estado do Pará, que conduziu o webinário ao lado da nutricionista da EC Arari Kyannia Girard.

A partir da diferenciação entre Segurança dos alimentos e Segurança alimentar, foram abordadas questões como: cuidados na manipulação de alimentos, detecção dos riscos transmitidos por alimentos, saúde humana e desenvolvimento sustentável. Ainda a aplicação destas temáticas em práticas pedagógicas para o contexto das Estações Conhecimento. 

 

É importante que a execução de práticas pedagógicas sobre o tema seja constante para desenvolver um ambiente educativo, visando garantir que o atendido e sua família incorporem essas informações no dia a dia e consequentemente melhorem os hábitos, a saúde e as condições de segurança alimentar. Essa é uma estratégia de conscientização mais eficiente do que quando são realizadas ações apenas esporadicamente.

(Kyannia Girard, nutricionista da EC Arari)

As palestrantes alertaram ainda para a relevância do assunto no atual contexto de pandemia, visto que a insegurança alimentar (quando alguém não tem acesso pleno e permanente a alimentos) atingiu mais lares brasileiros nesse período. Pesquisa realizada em Dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), envolvendo 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, traz em seus dados que 55,2% dos domicílios estão convivendo com a insegurança alimentar em níveis variados (leve, moderada ou grave). Destes, 9% correspondem a insegurança alimentar grave, o que equivale a 19 milhões de brasileiros passando fome. Os dados foram publicados no Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. 

 

A teoria subsidia a prática, por isso, eu trago a importância dessa discussão sobre o conceito de segurança alimentar e nutricional. No Webinário, além de falar sobre os conceitos, ainda os aplicou dentro do contexto educacional, mostrando a necessidade de nós educadores trabalharmos com o nosso público. Parabéns pela iniciativa.

(Rosana Fernandes, Pedagoga da EC Arari)

As principais consequências deste cenário de insegurança alimentar, além da fome, é a aquisição de alimentos industrializados e daqueles inadequados para consumo, assim, mais nocivos à saúde.  Desse modo, além da entrega mensal de kits alimentícios, a EC Arari se preocupa com o desenvolvimento de estratégias educativas que venham a minimizar os impactos causados pelo atual quadro.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support