Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado pela Estação Conhecimento de Arari

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de Junho, o Programa de Educação Para o Campo da EC Arari, promoveu uma série de ações para lembrar a importância desta data e estimular a consciência para um mundo mais sustentável. 

As ações que iniciaram no dia 25 de Maio – com a entrega, em domicílio, de mudas de ipês para as famílias atendidas – se estendem até o dia 6 de Junho, alcançando assim todos os públicos assistidos pela Organização. Além das mudas de ipês, crianças, adolescentes e suas famílias têm sido orientados diariamente sobre como levar um estilo de vida mais sustentável, por meio dos informativos lançados nos canais de comunicação com a EC. 

Gostei muito da plantinha e minha mãe também ama plantas. Nós já plantamos, já quero ver ela florida. Essa semana aprendi que as árvores deixam o clima mais agradável e que mudinhas são essenciais para diminuir o desperdício sementes e o desgaste do solo.

(Atendida Flávia Freire Marques, 12 anos.)

Os colaboradores também estão sendo agraciados com essa importante iniciativa. O Programa de Educação Para o Campo lançou o Quiz “O quanto sou sustentável?” exclusivamente para os colaboradores refletirem acerca dos comportamentos adotados no dia a dia. A ferramenta ainda traz uma riqueza de informações importantes para a construção de novos hábitos.

 

Na última terça-feira (02), foi a vez de ouvir uma especialista no assunto. A Roda de conversa “Isolamento social e sustentabilidade”, realizada através da plataforma Google meet, trouxe a convidada Vanessa Lago (Engenheira agrônoma e coordenadora do  Núcleo de Permacultura da Estação Conhecimento de Arari) para abordar a promoção de ações sustentáveis neste momento de isolamento social, na intenção de fomentar a mudança de hábitos do dia a dia.

 

Para encerrar a celebração, assim como os atendidos, os colaboradores também receberão em suas casas mudas e ecobags, para incentivar a arborização, reflorestamento e a preservação ambiental.

O território maranhense possui uma cobertura vegetal considerável, composta basicamente por floresta, cerrados e campos, além de uma diversidade de águas. A EC Arari tem sua localização geográfica na “baixada maranhense”, região conhecida por seus extensos campos e lagos que se entremeiam no período de cheia. O meio ambiente é a principal riqueza do Estado e é quem dá o tom a diversos outros fatores, como clima, economia, cultura e até mesmo aos indicadores sociais. Este é o contexto sociocultural das crianças e adolescentes atendidos na Organização. Portanto, para a EC Arari enquanto instituição educativa, afirma-se nesse fato a importância de celebrar esta data, uma vez que através da consciência ambiental se fortalece a sensação de pertencimento ao território e seus costumes, bem como colabora para a formação de cidadãos e cidadãs mais comprometidos(as) com a natureza e com a coletividade. 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support