Trajetórias que inspiram – Nailton Almeida

Em comemoração ao 9º aniversário da Estação Conhecimento de Arari, vai ao ar no site, semanalmente, a série de matérias “Trajetórias que inspiram”, onde conheceremos a história de vida de jovens que passaram pela organização e hoje se destacam sendo protagonistas de sua própria trajetória.

No decorrer das histórias que vem sendo contadas, já se tornou evidente o caráter esportivo adotado pela EC Arari antes da reformulação de seu Projeto Político Pedagógico. No entanto, apesar do investimento no esporte, até então não conhecemos nenhuma trajetória que tenha continuado nessa mesma trilha, não é mesmo?! É isso que vamos fazer dessa vez.  A história é do Nailton Almeida, 20 anos, jogador de futebol que teve seu talento reconhecido em times pelo Brasil e pelo mundo e começou sua trajetória no esporte na Estação Conhecimento de Arari.

Nailton ingressou na EC Arari no ano de 2015, aos 15 anos de idade, e fez uma rápida passagem pela organização, já que em pouco tempo suas escolhas e dedicação foram lhe levando ao mundo do futebol profissional. O jovem fala sorridente que saiu da EC Arari em razão de um convite para jogar profissionalmente, mas se dependesse de sua vontade só sairia quando fosse mandado embora.

Na EC Nailton aproveitava a rotina no contraturno escolar fazendo capoeira, informática e frequentava também o Para casa, que é uma espécie de reforço escolar ofertado na Estação. Ele confessa que apesar de comparecer às outras atividades, seu interesse maior sempre foi o futebol e por isso, treinava aos finais de semana e também em horários alternativos. Foi em um desses treinos que o então adolescente soube por meio de seu professor que no dia seguinte viajaria à capital para se integrar ao time Santa Quitéria, onde iniciou sua caminhada no futebol profissional jogando o campeonato maranhense sub-19. Após essa experiência e as famosas peneiras, Nailton passou por alguns times cearenses e conta que desde então tem acumulado boa bagagem pessoal e profissional.  Uma delas foi a ida do atleta à Espanha, onde chegou a compor o elenco do Club Deportivo San Roque de Lepe.

Logo Nailton voltou ao Brasil para jogar a Copa São Paulo pelo clube Atlético Cearense e posteriormente surgiu a oportunidade de jogar no time em que está atualmente, o Ceará Sporting Club. Com tantas passagens, parece que estamos falando de um jogador veterano, não é mesmo?! Mas cabe lembrar que Nailton tem apenas 20 anos e esses são os passos iniciais de sua carreira, que se iniciou aos 17 anos quando aceitou sair da comunidade Passa bem, localizada na zona rural do município de Arari, para tentar a vida no futebol.

Como nem tudo são flores, o jovem relata que não conseguiu conciliar os estudos com a carreira profissional e com isso abandonou, mas fala em tom de esperança que ainda pretende concluir o ensino médio.

Quando indagado sobre uma lembrança com a EC Arari, Nailton conta em meio a risadas sobre o dia em que tentou ir para a Estação em um turno que não era o seu e ao ser identificado pelos educadores foi levado de volta para casa. Ele justifica dizendo que gostava tanto de estar lá que queria ficar os dois turnos. Relembra ainda com gratidão que foi na Estação Conhecimento de  Arari o ponta pé inicial da sua carreira, não só pelos treinos, mas também pela relação com os profissionais que, segundo o atleta, eram como pessoas da família e a eles atribui as melhoras em seu comportamento pelas inúmeras vezes em que foi chamado para conversar.

É claro que como um apaixonado pelo futebol, Nailton não deixaria passar em branco a lembrança de quando foi campeão pela EC Arari em Marabá (PA), em competição entre as Estações Conhecimento.

A trajetória de Nailton reforça um dos objetivos da Estação Conhecimento de Arari para as crianças e adolescentes atendidas: que sejam indivíduos capazes de reconhecer em si próprios suas habilidades e com apoio da EC Arari, da família e da comunidade consigam desenvolvê-las, assim podendo ser transformadoras de suas realidades.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support