Trajetórias que inspiram – Leandra Riduzino

Em comemoração ao 9º aniversário da Estação Conhecimento de Arari, vai ao ar no site, semanalmente, a série de matérias “Trajetórias que inspiram”, onde conheceremos a história de vida de jovens que passaram pela organização e hoje se destacam sendo protagonistas de sua própria trajetória.

Leandra Riduzino entrou na Estação Conhecimento de Arari aos 13 anos, quando estava no primeiro ano do ensino médio, e saiu em 2019 ao completar 18 anos. Sua caminhada na EC Arari foi marcada pelos dilemas comuns aos estudantes do ensino médio e enquanto participava do projeto, traçava metas e sonhos ao lado da grande amiga Maria de Fátima. Juntas elas pensavam na vida profissional e nas escolhas a serem feitas, mas enquanto o momento decisivo não chegava em relação a carreira, elas decidiam boas jogadas no futebol…

Assim que entrou na EC Arari, Leandra se identificou somente com o futebol. Surpreendida ao encontrar um time feminino, de imediato achou a atividade divertida e se encantou. Conta que apesar da existência do time, a união entre as meninas foi algo que precisou ser construído e ela se orgulha de ter sido uma das protagonistas da transformação para um time com mais sororidade. Mas a trajetória de Leandra na EC não se resumiu ao futebol. Durante sua passagem pela casa, sempre buscou descobrir mais do que gostasse; experimentou aulas de informática, capoeira, natação, dança, até que se encontrou nas práticas de música. A partir daí, o futebol dividiu espaço com a música em sua vida. A jovem relata sua experiência com as duas paixões:

“Quando entrei na Estação, vivia pra baixo por causa do meu corpo. Depois de dois anos meu corpo mudou completamente por causa do esporte e do acompanhamento com a nutricionista da EC, que foi ótima comigo; antes eu sentia muitas dores nas costas e não dormia bem, totalmente diferente de hoje em dia. Já a música me deixou mais segura em relação a várias coisas,  quando comecei a cantar eu morria de medo, só conseguia me sentir segura ao lado da Maria (amiga da EC), mas após ela não poder participar de algumas apresentações, tive que encarar sozinha e ali descobri que eu tinha meu valor e conseguiria fazer também”.

Além de cantar, Leandra também desenvolveu habilidades no Ukelele e hoje nutre o desejo de aprender teclado. Essa trajetória é cheia de descobertas, percebeu?! Enquanto experimentava um pouco de tudo na Estação Conhecimento de Arari, ela encarava as angústias típicas da adolescência, especialmente na questão profissional. Foi isso que a levou a procurar orientação psicológica na EC e a comparecer às rodas de conversa sobre o tema, voltadas para adolescentes. A jovem relembra que por não saber o que queria ser (profissionalmente), sentia medo de arriscar, mas foi com as orientações e rodas de conversa que refletiu sobre a necessidade de pesquisar, desbravar, experimentar e assim descobrir se havia identificação ou não. Foi desta forma que Leandra encerrou seu ciclo na EC e partiu para sua próxima meta: o vestibular.

Preparava-se há mais de um ano para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão, quando o professor de biologia de sua escola, Willyson Richard – conhecido por ser um grande incentivador de seus alunos – chamou atenção para a prova do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Com ajuda do professor, Leandra resolveu fazer a inscrição, embora faltasse apenas um mês para a prova. Ela apostou suas fichas e precisou redirecionar seus planos de estudo já que até então preparava-se para a prova da universidade estadual. O resultado de toda essa correria? Aprovada em primeiro lugar para o curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFMA, localizado em São Luis (MA). Esse foi o resultado que deixou Leandra uma semana sem acreditar que aquela lista era verdadeira.

Foi então que precisou deixar a cidade de Vitória do Mearim (MA) e mudar-se para a capital, onde deveria morar com a irmã que também faz faculdade. Leandra chegou a ficar um mês na cidade e frequentou 3 dias de aula, no entanto, as coisas não saíram conforme o esperado e a pandemia do coronavírus obrigou a adiar por algum tempo a nova rotina. Enquanto isso a jovem aproveita para curtir a companhia da mãe, pois a distância da família é um de seus grandes desafios a serem encarados. Falando em desafios, lembra daquele papo de que a trajetória dela é marcada por descobertas? Durante a quarentena, enquanto assistia às aulas online, Leandra descobriu mais uma aptidão: pensou que precisaria de um trabalho para conseguir pagar as passagens de ônibus para o curso, quando retornasse ao presencial, e atentando para as vendas online que estavam bombando na quarentena, ela se descobriu empreendedora: abriu uma loja virtual de capa personalizada para celular.

Funcionando há 7 meses, a lojinha tem sido um sucesso e Leandra expõe que se surpreendeu com sua desenvoltura ao empreender. Buscou fornecedores até de fora do Estado e contatos importantes para seu negócio. Seu plano é continuar crescendo, mas no mercado virtual, que para ela é a grande tendência e é mais flexível para conciliar com os estudos. Quanto ao lucro, conta que está guardando para investir exclusivamente em sua formação e já conseguiu até ajudar o pai na compra de um notebook para estudar.

Quando indagada sobre uma lembrança com a Estação Conhecimento de Arari, Leandra trouxe diversas, demonstrando o quanto viveu intensamente sua passagem pela organização. A jovem relembra como um momento especial a primeira vez que se apresentou cantando sozinha para muita gente, dizendo nunca ter se imaginado fazendo isso. Sabe o episódio em que sua melhor amiga, Maria de Fátima, não pôde participar de algumas apresentações? Leandra tirou lição disso! Sente que essa situação a preparou para a separação que aconteceria logo a frente. Ao concluírem o ciclo na EC, Maria foi morar em outro Estado para também investir em seus estudos. Assim, Leandra relata que mais uma vez precisou encarar multidões sem a amiga ao lado:
“Quando ela foi para o Mato Grosso fiquei devastada pois tínhamos a esperança de fazer faculdade juntas, mas pensei que eu tinha que deixar ela voar, seguir o caminho dela e nos encontrarmos mais na frente, mais maduras […] a música com certeza me preparou para isso”.

Leandra comenta que descobriu na EC formas de lidar com suas emoções, pois antes sentia-se muito solitária e atualmente, apesar de continuar sendo uma pessoa reservada, sente-se mais equilibrada em relação a isso. Na escola e na cidade não era de muitos amigos, já na EC se sentiu acolhida, desenvolveu vínculos e conviveu de forma mais divertida e leve com as pessoas. A música também foi primordial nesse processo e hoje funciona como um recurso especial para os momentos de estresse e dificuldades.

O amadurecimento emocional de Leandra pode ser percebido de diversas formas durante a conversa, mesmo no momento em que falava de desafios e situações que lhe despertaram medo, a jovem adotou uma fala risonha, com tom de voz que expressou garra e segurança por suas escolhas.

Desenvolver no educando o autocuidado, autonomia, autoconhecimento e habilidades socioemocionais também é objetivo da Estação Conhecimento de Arari e parece que para a Leandra tem dado certo… Além de técnica em Segurança do Trabalho e empreendedora, ela está caminhando para ser um ser humano potente em todos os sentidos. Estamos orgulhosos de você, Leandra!

2

 

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support