Visita de comunidades quilombolas

Nesta segunda-feira (03/02), a Estação Conhecimento de Arari iniciou a semana recebendo a visita de 9 comunidades quilombolas representantes de três municípios do Maranhão: Santa Rita, Itapecuru e Anajatuba. O Instituto de Política Sustentável do Maranhão promove o chamado “Intercâmbio cultural”, onde se oportuniza momentos de convivência entre os quilombos com o objetivo de fortalecer a tradição local.

“Essa é a terceira vez que venho na Estação e o que eu mais gostei dessa vez foi do Núcleo produtivo, por causa da linda plantação de milho e do banco de sementes. Gostei também da roda de capoeira que também temos na nossa região, grupo de capoeira e de tambor de crioula”, conta Antônia Nilzete, representante da comunidade Vila fé em Deus (Santa Rita).

Dessa vez a Estação conhecimento entrou na rota do intercâmbio e ofereceu uma manhã de visita pelos espaços. A passagem pelo Núcleo Produtivo da EC ganhou destaque por ser um espaço diversificado em procedimentos sustentáveis, como a permacultura, reaproveitamento de água e outras técnicas. Esse conhecimento é extremamente útil para os visitantes que em sua maioria vive da agricultura familiar. Além disso, os visitantes foram recepcionados com uma calorosa roda de capoeira protagonizada pelas crianças e adolescentes da EC, em alusão ao Dia do Maculelê. A capoeira é uma manifestação cultural também muito presente no cotidiano dos quilombolas maranhenses, aumentando a sensação de familiaridade entre a EC e seus visitantes.

Os visitantes foram presenteados com mudas de variadas plantas, firmando assim o compromisso de reabastecer o banco de sementes da EC, a partir das mudas levadas.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support