Semana de combate ao abuso e a exploração sexual infantil

Nos dias 15 e 16 de Maio, as crianças e adolescentes da Estação conhecimento – Arari (MA) foram contempladas com palestras e rodas de conversa sobre o tema “Conhecendo as emoções: as consequências da violência sexual”, mediado pela psicóloga Nadya Maria, fazendo alusão ao dia 18 de Maio, quando celebra-se o a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O abuso e exploração sexual são vivências capazes de deixar marcas não só no corpo, mas também na história de vida das crianças e adolescentes violados, por isso, é de extrema relevância que se fale sobre a dimensão psicológica envolvida neste tipo de violência.

O objetivo da ação foi trabalhar o reconhecimento das emoções envolvidas no processo de violência e também a conscientização a respeito do papel da Psicologia, bem como a importância do cuidado com a saúde mental, uma vez que é um dos aspectos mais abalados nestes casos, buscando alcançar assim, não só o desenvolvimento da inteligência emocional, como também os caminhos por onde pedir ajuda.

Os resultados puderam ser observados de diversas formas. Nas crianças, o reconhecimento das emoções e proteção do próprio corpo. Nos adolescentes, através dos depoimentos de atendidos, que denotam ganho de informações e compromisso social no combate ao abuso e exploração sexual infantil, como é possível perceber na fala da atendida Maria de Fátima Dos Santos Feitosa, 17 anos:

“Acho a campanha boa para crianças e jovens porque assim se sentem mais seguras para falar sobre essas coisas. Quando vemos profissionais falando passa mais segurança sobre quem procurar, pois existe uma dificuldade de se abrir e falar com as pessoas sobre isso. Também foi bom conhecer e debater a história da Araceli. Fiquei impressionada com a maldade, mas vi que acontece com qualquer um, em qualquer classe social. Pensei em como devemos proteger a criança no caminho para a escola e esse é um dever também do adolescente, até mesmo dentro da Estação, de cuidar e proteger os menores”.

Leia outras Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support