Nos dias 15 e 16 de Maio, as crianças e adolescentes da Estação conhecimento – Arari (MA) foram contempladas com palestras e rodas de conversa sobre o tema “Conhecendo as emoções: as consequências da violência sexual”, mediado pela psicóloga Nadya Maria, fazendo alusão ao dia 18 de Maio, quando celebra-se o a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O abuso e exploração sexual são vivências capazes de deixar marcas não só no corpo, mas também na história de vida das crianças e adolescentes violados, por isso, é de extrema relevância que se fale sobre a dimensão psicológica envolvida neste tipo de violência.
O objetivo da ação foi trabalhar o reconhecimento das emoções envolvidas no processo de violência e também a conscientização a respeito do papel da Psicologia, bem como a importância do cuidado com a saúde mental, uma vez que é um dos aspectos mais abalados nestes casos, buscando alcançar assim, não só o desenvolvimento da inteligência emocional, como também os caminhos por onde pedir ajuda.
Os resultados puderam ser observados de diversas formas. Nas crianças, o reconhecimento das emoções e proteção do próprio corpo. Nos adolescentes, através dos depoimentos de atendidos, que denotam ganho de informações e compromisso social no combate ao abuso e exploração sexual infantil, como é possível perceber na fala da atendida Maria de Fátima Dos Santos Feitosa, 17 anos:
“Acho a campanha boa para crianças e jovens porque assim se sentem mais seguras para falar sobre essas coisas. Quando vemos profissionais falando passa mais segurança sobre quem procurar, pois existe uma dificuldade de se abrir e falar com as pessoas sobre isso. Também foi bom conhecer e debater a história da Araceli. Fiquei impressionada com a maldade, mas vi que acontece com qualquer um, em qualquer classe social. Pensei em como devemos proteger a criança no caminho para a escola e esse é um dever também do adolescente, até mesmo dentro da Estação, de cuidar e proteger os menores”.