Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas
O processo de inclusão à Estação Conhecimento de Arari dispõe de dois eixos: encaminhamentos das redes de apoio (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, etc.) e demanda espontânea¹ (este contato podendo ser por telefone e/ou pessoalmente). Estação Conhecimento de Arari disponibiliza ainda uma central de atendimento via telefone, no número (98)98233-0666, caso as famílias desejem solicitar inclusões de crianças e adolescentes ou saber maiores informações sobre as atividades desenvolvidas tais como: o público alvo, o desenho da inclusão e documentos condicionantes a este processo. Para as famílias que decidam ir até a EC, há uma Sala de Atendimento a Família, local especialmente pensado para acolhê-los, onde é passado todas as informações supracitadas. Após esse contato é realizado o agendamento para entrevista social² e/ou visita domiciliar. Quanto a questão documental os pais ou responsáveis, precisam apresentar os seguintes documentos:
DOCUMENTOS DA CRIANÇA/ADOLESCENTE:
- CPF
- RG
- Certidão de Nascimento
- 02 fotos 3×4
- Cartão do SUS
- Atestado médico liberando atividades físicas
- Histórico escolar
- Declaração Escolar do ano corrente
PAIS OU RESPONSÁVEIS
- CPF
- RG
- Comprovante de Residência
Como a EC Arari está localizada na zona rural de Arari (Comunidade Bubasa) e não há transporte regular na cidade para o deslocamento dos beneficiados, as vagas disponíveis nos veículos terceirizados pela EC se tornam critérios de seleção. Somados a esse critério, ainda são analisados: avaliação socioeconômica, grupo de risco social, alterações psíquicas leves e dificuldades/distúrbios de aprendizagem. A entrevista social é realizada pela assistente social e possui três dimensões: ético-políticas (poder), teórico-metodológicas(saber) e técnico-operativas(fazer). É um processo baseado no contexto familiar e na realidade social, cuja finalidade é subsidiar decisões e ações, possibilitando a coleta de informações a respeito da realidade sociofamiliar de cada indivíduo e das questões sociais que afetam suas relações, especialmente os aspectos socioeconômico e cultural.
A ficha de anamnese psicológica tem como finalidade identificar e conhecer aspectos biopsicossociais que fazem parte do desenvolvimento e da história de vida das crianças e adolescentes incluídos nas atividades da Estação Conhecimento de Arari. O documento auxilia na elaboração, quando necessária, de um plano de atendimento individual (PIA), atendendo às necessidades subjetivas de cada beneficiado.
A Estação Conhecimento de Arari atua desde 2011 na promoção de direitos de crianças e adolescentes, com foco no fortalecimento de vínculos e proteção a vulnerabilidades sociais presente no território. Desenvolve atividades educacionais, esportivas e culturais, dentre elas: letramento alfabético, letramento digital, espaços de leitura e Contação de histórias, atletismo, futebol, natação, capoeira, teatro, dança e música.
Para o público de jovens e adultos, mantem parceria com SENAI na promoção de cursos profissionalizantes e Universidade Aberta do Brasil na oferta de cursos superiores e de pósgraduação, além do Núcleo Produtivo Rural que atende 130 famílias em atividades de permacultura.